terça-feira, 14 de julho de 2015

Pitágoras


Pitágoras, filósofo e matemático grego.


Pitágoras


Sobre o futuro incerto deste à beira-mar caminhar
Ando perguntando com atrevida insistência a Pitágoras,
Mestre em Geometria, em gnose, em cultivado silêncio,
O que se está passando com este luso tortuoso andar.

Vem-me respondendo com paciência de sábio,
Dizendo-me por sinais:
Ouvis pouco,
Entendeis menos,
Falais demais!

Com reverência, vou tentando argumentar:
Mestre, mas nós aprendemos, nós sabemos,
Olha, até o teu teorema do triângulo conhecemos;
Como não haveremos, então, de assim falar?

Sempre por sinais,
Sinto que me pergunta em silêncio:
Se tu não ouves,
Distraído e em tantos ruídos envolvido,
Como podes tu o profundo aprender,
Como podeis vós todos ter assim o conhecer,
Como podeis vós sem o verdadeiro saber,
E tão convencidos, tantos assim tanto falar?

Por sinais,
Sempre por sinais
Que alguns não consigo decifrar,
Diz-me para pouco falar,
Para muito o bem ouvir
E fundo outros sinais sentir.
Diz-me para trabalhar e trabalhar o pensar!

Continuo a ouvi-lo em silêncio,
A aprender, a pensar, a trabalhar…


José Rodrigues Dias, Traçados sobre nós, Chiado Editora, 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário